quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filosofia

Filosofia

Escola Estadual Miguel Gontijo

Professor Lúcio


Filosofia  concepção geral de mundo  forma de conduta diante da vida
Alguns filósofos, segundo Descartes, são como um cego que, para lutar sem desvantagens contra alguém que enxerga, leva o adversário para um subterrâneo escuro com seu vocabulário “turvo”.
É como diz Nietzsche: “alguns turvam suas águas para parecerem profundos”. No sentido corrente em que é usada, filosofia é concepção geral do mundo da qual se pode deduzir uma determinada forma de conduta. Por isso o termo “filosofia de vida”. A pessoa ou instituição está se referindo a uma teoria para nortear sua prática.
Uma concepção de mundo não é uma questão sem interesse. Duas concepções opostas levam a conclusões práticas também opostas. Se tivermos a concepção de que a sociedade pode ser mudada, como os filósofos da França do século XVIII como Condorcet (a sociedade pode melhorar, o homem é aperfeiçoável), vamos agir para melhorar a sociedade e a nós mesmos como homens.
Acaso achemos que não, como os filósofos franceses do século XIX, é insensato querer transformar o mundo, o “fundo das coisas” escapa à nossa compreensão, para quê quebrar a cabeça para melhorar a sociedade? Então, em toda filosofia há um sentido prático, um caráter de classe; ela serve a alguns e não a outros. Qual é a filosofia que decorre de uma cena de telenovela onde a empregada busca se tornar amante do patrão para ter uma vida melhor? “Cada um por si, a sociedade é uma selva, devore o outro antes que ele te devore”.
Filosofia conduta
Teoria vida prática
Se você pensa que a realidade é irreconhecível, suportará a vida como fatalidade. Se você pensa que a realidade poderá ser transformada, terá confiança e não conformismo, lutará e não se desesperará. A filosofia nos possibilita conhecer o mundo, assim como lutar por sua transformação.
Um exemplo: se o Congresso Nacional deu aumento de 132% para seus salários e para o da presidente, assim como para governador, prefeito, dos vereadores, mas quer dar somente 6%, seis reais, para os trabalhadores que ganham salário mínimo, que teoria podemos entender dessa conduta?
Sem uma teoria justa, não há ação vitoriosa. Para transformar a realidade é preciso conhecê-la. O homem conhece o mundo através das diversas ciências. Convém ao trabalhador ter uma concepção de mundo científica.
O universo é uma realidade material, o homem não é alheio à realidade, assim como o homem pode transformá-la como provam os resultados práticos obtidas pelas diversas ciências. Se puder se verificada na prática, uma filosofia é científica.

ATIVIDADE

1. O que uma pessoa que fala em “filosofia de vida” entende a respeito da filosofia?

A) Ela quer dizer que alguém pode dedicar toda sua vida à filosofia e assim tornar-se um filósofo.
B) A pessoa quer dizer que filosofia é um projeto de vida.
C) Ela quer dizer que uma filosofia faz com que alguém tenha uma determinada forma de conduta.
D) A pessoa quer dizer que só se pode vencer sem separar a filosofia da vida.

2. Segundo o texto acima, o que pensam Nietzsche e Descartes dos filósofos que dizem coisas muito difíceis ou obscuras:

A) Eles são confusos porque suas filosofias são turvas e eles são cegos, não entendem nada.

B) Alguns filósofos buscam confundir as pessoas através de um palavreado difícil e rebuscado, buscando mostrar-se mais sábios do que realmente são.

C) Nietzsche e Descartes estão dizendo a filosofia é para poucos e que ela é naturalmente turva e que torna as pessoas cegas e fanáticas.

D) Nietzsche e Descartes definem-se como filósofos, ou seja, o tipo de pessoas que falam difícil e que em geral buscam enlouquecer as pessoas.


3. Como o comportamento da pessoa diante da realidade varia de acordo com sua concepção teórica? Assinale a alternativa correta:

A) Se a pessoa acredita que pode transformar o mundo, ela lutará e será otimista.

B) Se a pessoa acredita que a vida não pode ser transformada, deve ficar confiante em si mesma e buscar o que é melhor para si.

C) Se o mundo é irreconhecível, deve-se reconhecer que a melhor filosofia é a religiosa e científica.

D) A filosofia é a ciência sem a qual o mundo fica tal e qual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário