11)”A filosofia grega parece
começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz
de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério?
Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo
sobre a origem das coisas, em segundo lugar, porque o faz sem imagem e
fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de
crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um”. Friedrich Nietzsche
O que, de acordo com
Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a) O impulso para
transformar, mediante justificativas, os elementos insensíveis em verdades
irracionais
b) O desejo de explicar,
usando a metáfora “tudo é um”, a origem dos seres e das coisas
c) A necessidade de buscar,
de forma racional, a causa primeira das coisas existentes
d) A ambição de expor, sem
método algum, as diferenças entre as coisas
e) A tentativa de
justificar, a partir de elementos empíricos, que tudo que existe não é real.
12)Ninguém nasce mulher:
torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma
que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que
elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o
feminino
Beauvoir. O segundo sexo.
Na década de 1960, a
proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social
que teve como marca
a) ação do Poder Judiciário
para criminalizar a violência sexual
b) pressão do Poder
Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho
c) organização de protestos
púbicos para garantir a igualdade de gênero
d) oposição de grupos
religiosos para impedir os casamento homoafetivos
e) estabelecimento de
políticas governamentais para promover ações afirmativas.
13)Todo o poder criativo da
mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou
diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando
pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias
consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo
virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos
próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo,
animal que nos é familiar.
HUME, D. Investigação sobre
o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.
Hume estabelece um vínculo
entre pensamento e impressão ao considerar que
a) os conteúdos das ideias
no intelecto têm origem na sensação.
b) o espírito é capaz de
classificar os dados da percepção sensível.
c) as ideias fracas resultam
de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
d) os sentimentos ordenam
como os pensamentos devem ser processados na memória.
e) as ideias têm como fonte
específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
14)Quanto ao “choque de
civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo
pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito
seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando
o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação
“normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental
simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as
câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é
necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao
deserto do real. São Paulo: Boitempo. 2003.
A situação imaginária
proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
a) prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
c) expansão da democracia.
d) universalização do
progresso.
e) conquista da
autodeterminação.
15) (UEL-2005) Sobre a
passagem do mito à filosofia, na Grécia Antiga, considere as afirmativas a seguir.
I. Os poemas homéricos, em
razão de muitos de seus componentes, já contêm características essenciais da
compreensão de mundo grega que, posteriormente, se revelaram importantes para o
surgimento da filosofia.
II. O naturalismo, que se
manifesta nas origens da filosofia, já se evidencia na própria religiosidade
grega, na medida em que nem homens nem deuses são compreendidos como perfeitos.
III. A humanização dos
deuses na religião grega, que os entende movidos por sentimentos similares aos
dos homens, contribuiu para o processo de racionalização da cultura grega,
auxiliando o desenvolvimento do pensamento filosófico e científico.
IV. O mito foi superado,
cedendo lugar ao pensamento filosófico, devido à assimilação que
os gregos fizeram da sabedoria
dos povos orientais, sabedoria esta desvinculada de qualquer base religiosa.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
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